Vídeo sobre infecção viral

Embora o vídeo seja muito legal, existem erros, representações que não correspondem a realidade.

Quero que vocês apontem os erros, comentando esse post. Vale um ponto positivo para a dupla!

  1. #1 por rafaelgmendes em 02/15/2011 - 0:06

    Os vírus invadem células visando se reproduzir, o vírus deveria se infiltrar numa célula, ou deixar seu material genético se infiltrar na célula, e então induzi-la a produzir novos vírus, no entanto, no vídeo isso não é mostrado. O que aparece são vários vírus grudando-se a um linfócito, fazem ele morrer, e a mesma quantidade de vírus que “grudou-se” a célula, solta-se dela e vai embora.

  2. #3 por Flávio e Hedran em 02/15/2011 - 14:33

    Os erros apresentados são que o tipo de vírus que ataca esse tipo de linfócito não realiza esse processo na célula infectada e o corpo não reage dessa forma sobre ele. Neste caso o virús não mata a célula, ele mistura o seu genoma ao da célula infectada para reproduzir-se e tambem não matar o hospedeiro. O certo de se colocar no video seria este fator descrito a cima e acrescentando que os macrofagos não iriam identificar as células infctadas por acharem que elas estão normais pelo fato do vírus ter misturado o seu genoma e “enganado” os mácrofagos. Com isso o processo é interrompido e não ha como produzir anticorpos contra o vírus fazendo assim ele ficar imune as desesas do corpo e usurfluindo das capacidades da célula infectante para espalhar ainda mais pelo corpo.

  3. #4 por manuellabio em 02/21/2011 - 13:37

    O vírus pode matar a células sim, geralmente ele mata, lógico que não da forma como está representado no vídeo. Os macrofagos podem sim reconhecer os vírus que estão na corrente sanguinea. Veja no site da super interessante uma reportagem que trata da ação do corpo contra os virus de forma simples de entender…

    http://super.abril.com.br/ciencia/virus-guerra-silenciosa-438006.shtml

    Mas seu ponto esta garantido!

Deixe um comentário